Costa do Sol


A Cidade e Arredores

Distante cerca de 100 quilômetros da capital, Saquarema possui belas praias: Massambaba, Barra Nova, Prainha, Itaúna, Jaconé, Vilatur e Vila, com condições favoráveis à prática do surfe. Uma das mais famosas é a praia de Itaúna.

Cidade predominantemente turística, é conhecida também como "A capital nacional do surfe". As ondas de suas praias estão entre as melhores do país. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local.

As principais atrações turísticas da cidades são: as praias, as lagoas, cachoeiras e cascatas, serras, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth de 1630, o Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei), o Mirante do Morro da Cruz, Centro de Treinamento de Volei e a rampa de voo livre.

Dentre as festas religiosas podem-se citar como as de maiores destaques a de Nossa Senhora de Nazareth (padroeira do município), que ocorre do dia 30 de agosto a 8 de setembro e é a terceira maior festa católica do Brasil e o mais antigo Círio de Nazaré do país datado de 1630, sendo mais antigo até mesmo que o de Belém (PA).

As Praias


Praia da Vila - Localizada no centro de Saquarema. Esta praia é bastante procurada pelos turistas e pelos moradores do município, por estar em uma região bem central. Tem águas limpas e transparentes, de cor entre o verde e o azul, variando de acordo com a luminosidade. Suas areias são claras e finas. Boas ondas atraem os desportistas radicais. É margeada em sua extensão pela Avenida Salgado Filho, a mesma que margeia a Praia de Saquarema, tendo em sua calçada litorânea inúmeros quiosques que servem petiscos e frutos do mar que são muito apreciados pelos turistas e veranistas.

Praia de Itaúna - Localizada no Bairro do mesmo nome, também conhecida como o “Maracanã do Surf”, margeada por casuarinas e vegetação rasteira, localizando-se na direção oeste após o outeiro da Igreja Matriz de N. S. de Nazareth, esta praia é muito procurada pelos turistas e principalmente pelos surfistas, já que é mundialmente conhecida como excelente local para prática de surf devido às suas ondas perfeitas, ideais para manobras radicais dos praticantes daquele esporte. O local junto à laje de Itaúna, pedra de cor negra localizada próxima à areia, é muito procurado para pesca de mergulho e cata de mariscos. Lá, o luau é fantástico. A Praia de Itaúna faz parte do circuito oficial dos torneios nacionais e internacionais. Durante todo ano é o point máximo de Saquarema.

Praia de Jaconé - É uma praia também muito freqüentada por turistas e, principalmente no verão, por praticantes da pesca amadora, já que é conhecida por oferecer ótimas condições para a pesca esportiva, de linha e mergulho. As pedras, próximas à praia, atraem e mantém peixes de diversas espécies, como pampos, linguados, tainhas e corvinas. Possui águas transparentes e frias, com tonalidade entre o verde e o azul, areias claras e finas. Ideal para o lazer com a família.

Prainha - É assim conhecida devido à sua extensão de apenas 100m. Localiza-se entre as praias de Itaúna e da Vila. Fazia ligação com a Lagoa de Saquarema, através de um canal, que atualmente encontra-se fechado, tornando-se, esta área, muito freqüentada por banhistas e pescadores.

Praia da Vilatur - Está localizada na restinga de Massambaba, logo após a praia de Itaúna. Encontra-se no bairro de Vilatur. São 5 km de extensão, pouco freqüentada, sendo o maior público os moradores desta região, muitos deles veranistas. No verão, também é uma área para pesca. Excelente para programas com a família, em cenários privilegiados pela proximidade com lagoas e trilhas em vegetação de restinga. Possui águas esverdeadas, transparentes e fria,com areia fina e clara. Ideal para pesca, principalmente pela tranqüilidade do local. Começa na APA de Massambaba e termina na Lagoa Vermelha.

Praia de Massambaba - Perfeita para quem procura tranqüilidade e gosta do turismo ecológico. Sua extensão é de aproximadamente 10,5Km, praticamente deserta, com águas claras e areias brancas, finas e soltas. Apresenta rica vegetação de restinga e remanescentes da Mata Atlântica. Na restinga de que faz parte encontra-se a área de Proteção Ambiental de Massambaba, protegida por Lei Estadual, mantendo a área livre da exploração imobiliária danosa ao meio ambiente. É bastante procurada para pesca (tanto de arremesso quanto de arrastão), prática de esportes náuticos e caminhadas ecológicas. No verão a água é represada por bancos de areia que a tornam ideal para banho.

Turismo


Igreja Nossa Senhora de Nazaré - O culto à Nossa Senhora de Nazaré de Saquarema é considerado um dos mais antigos do país. Está localizada num outeiro à beira-mar, no alto do morro, bem no centro de Saquarema. Todos os anos, no dia 8 de setembro, é festejada a Festa da Padroeira da Cidade, recebendo a visitação de milhares de romeiros de todo o Brasil.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - No mesmo outeiro onde encontra-se a Igreja Matriz, há também a Gruta de Lourdes, formando assim um belo conjunto arquitetônico, religioso, turístico e paisagístico. Foi construída no rodapé da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. A imagem da Virgem foi colocada na gruta, devido a grande semelhança do local com a gruta onde houveram as aparições em Lourdes, na França.

Mirante da Santa Cruz - Monumento construído em homenagem aos 500 anos do Brasil, pelo anterior Prefeito Dalton Borges de Mendonça, no ano de 2000. Possui mais de 10 metros de altura, situada no morro da Cruz, onde se tem uma bela vista de Saquarema, na qual pode ser ver tanto o mar, quanto à lagoa. Local de maravilhosa paisagem e importante marco da fé.

Mirante Morro da Cruz - É ponto de romaria para missa de agradecimento a curas e outras bênçãos alcançadas. Oferece, além do conforto espiritual, bela visão da lagoa e mar de Saquarema.

Lagoa de Jaconé - Entre o mar e a montanha, a lagoa de Jaconé é pura magia. Certamente é a mais bela de todas as lagoas do município. Vegetação típica de mangues e brejos e uma grande diversidade de espécies; suas águas são esverdeadas e calmas permitindo as pequenas embarcações de fundearem em toda sua área, proporcionando a prática de pesca de tarrafa e embarcada.

Lagoa de Saquarema - Com cerca de 17 Km de comprimento e de largura variável, muito visitada por turistas já que fica no centro da cidade e próxima da Igreja Nossa Senhora de Nazareth e da Praia de Itaúna, onde se tem um canal ligando as águas da lagoa e do mar. O verde, a lagoa, o mar e o céu se misturam, magicamente. Do Morro da Cruz, na entrada da cidade, esta é a visão que a Lagoa de Saquarema oferece. A parada é obrigatória para fotografar, filmar e admirar. É a natureza mostrando toda a sua exuberância.

Rampa de vôo Livre - Montanha, mar, lagoa, visual chocante, excelentes condições para decolagem e várias opções para pouso seguro, atraem praticantes de vôo livre, que consideram a rampa de Saquarema uma das melhores do Brasil.